
O presidente Lula afirmou nesta sexta (29) que um parlamentar ajudou, com fake news, a proteger interesses do crime organizado. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Itatiaia, em referência às operações deflagradas contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) nesta quinta (28) e a fiscalização de fintechs.
O presidente afirmou que a Polícia Federal “vai mostrar a cara de quem faz parte do crime organizado neste país”. Ele ainda citou Jair Bolsonaro na sua fala: “E o ex-presidente que tome cuidado”.
“Tem um deputado, que eu não vou dizer o nome dele aqui, que fez campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs. E, agora, está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado”, prosseguiu. O petista não citou nomes, mas sabe-se que o bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) espalhou fake news de que a portaria da Receita permitiria uma “taxação do Pix”.
Ele citou a ligação das fintechs com esquemas de lavagem de dinheiro do PCC e defendeu a necessidade de fortalecer a regulação dessas empresas, que se tornaram um dos principais “braços financeiros” da facção.
Lula também elogiou a operação policial realizada na quinta que mirou atividades econômicas ligadas ao crime organizado em dez estados. “A operação conjunta foi a mais importante de 525 anos de Brasil”, declarou, reforçando que o combate precisa integrar forças federais e estaduais.
Lula manda na lata que tem deputado envolvido em fake news pra favorecer o PCC e diz que vai mostrar a cara de quem é o crime organizado no Brasil. “O ex-presidente (Bolsonaro) que tome cuidado”
LULA CONTRA O CRIME
CHUPETINHA AJUDOU O PCC pic.twitter.com/n3vSUp6S6U— Bruno Guzzo® (@BrunoGuzz0) August 29, 2025
Lula está em Minas Gerais para cumprir agenda oficial. Pela manhã, desembarcou em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde anunciou investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados à mobilidade urbana e ao transporte coletivo.
Entre as medidas previstas estão obras de corredores exclusivos para ônibus, terminais integrados, ciclovias conectadas ao transporte público, além de investimentos em ônibus elétricos, BRTs, metrôs e VLTs. O presidente também oficializou a expansão do metrô de Contagem, com duas novas estações, e visitou obras de infraestrutura viária.
No início da tarde, Lula segue para Montes Claros (MG) para inaugurar um centro de tecnologia dedicado ao desenvolvimento da macaúba, matéria-prima para o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e para o Diesel Verde (HVO). A iniciativa busca impulsionar alternativas energéticas limpas no país.
A comitiva presidencial em Minas conta com os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jader Filho (Cidades), Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Rui Costa (Casa Civil). Também participam Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a primeira-dama Janja da Silva e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).