VÍDEO: “O senhor é um criminoso contumaz e perseguiu Lula”, diz Delgatti a Moro na CPI

Atualizado em 17 de agosto de 2023 às 12:49
O senador Sergio Moro (União-PR) e o hacker Walter Delgatti Neto na CPMI do 8 de Janeiro. Foto: Reprodução

O hacker Walter Delgatti Neto afirmou que o senador Sergio Moro (União-PR) é um “criminoso contumaz e perseguiu Lula” quando era juiz. Durante depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro, ele citou as mensagens da Vaza Jato para responder pergunta feita pelo parlamentar.

Moro citou processos contra o hacker e perguntou “quantas pessoas foram vítimas do estelionato que ele praticou”.

“Relembrando que eu fui vítima de uma perseguição em Araraquara, inclusive equiparada à perseguição que vossa excelência fez com o presidente Lula e integrantes do PT. Ressaltando que eu li as conversas de vossa excelência, li a parte privada, e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes”, respondeu Delgatti.

Moro reclamou após a resposta do hacker e pediu que ele sofresse uma advertência. “Não pode chamar um senador de criminoso, cometendo o crime de calúnia”, afirmou. O hacker pediu desculpa na sequência: “Retiro o que eu disse, peço escusas”.

Moro se irritou com a declaração de Delgatti e chamou o depoente de “bandido”, citando até mesmo o presidente Lula. “O bandido aqui que foi preso é o senhor. O senhor é inocente igual ao presidente Lula então?”, prosseguiu.

O senador Cid Gomes (PDT-CE) pediu “respeito de ambas as partes” e a oitiva prosseguiu.

Conhecido como “Hacker de Araraquara” e responsável pela Vaza Jato, que acessou mensagens trocadas por membros da Lava Jato, Delgatti foi preso pela Polícia Federal no início de agosto. Ele é investigado pela corporação em investigação sobre a inserção de dados falsos sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link