VÍDEO – Obama ataca Trump por ameaçar a democracia dos EUA: “Halloween todo dia”

Atualizado em 2 de novembro de 2025 às 19:31
Barack Obama discursa em comício eleitoral no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou neste sábado (1) que “os perigos que ameaçam a nossa democracia estão aqui” durante comícios realizados na Virgínia e em Nova Jersey em apoio a candidatas democratas. Em discurso, declarou que “nosso país e nossa política estão em um lugar bastante sombrio neste momento” ao comentar o cenário atual. Ele também ironizou o ambiente político ao dizer que “é como se todo dia fosse Halloween, só que só tem travessuras e nada de gostosuras”.

Durante o evento, Obama pediu que eleitores rejeitem o que chamou de “ilegalidade e imprudência” do governo Donald Trump. O ex-presidente afirmou que “é difícil saber por onde começar, porque todos os dias esta Casa Branca oferece às pessoas um novo lote de ilegalidade, imprudência, maldade e simplesmente loucura”, citando decisões adotadas pela atual administração.

Obama também mencionou obras realizadas na Casa Branca e afirmou que “para ser justo, ele tem se concentrado em algumas questões críticas, como pavimentar o Rose Garden para que as pessoas não sujem seus sapatos com lama e construir um salão de baile de US$ 300 milhões”. Ele levantou críticas ao envio de tropas da Guarda Nacional para cidades americanas durante tensões recentes.

O ex-presidente classificou como “desastrosa” a política tarifária implementada pelo governo Trump, relacionando o tema ao aumento de custos para famílias comuns nos Estados Unidos. Segundo Obama, medidas dessa natureza impactam despesas cotidianas em diferentes setores.

Obama também criticou o comportamento de parlamentares aliados do governo no Congresso e declarou que “eles se recusam a contradizer o presidente, mesmo quando sabem que ele está passando dos limites”. As falas abordaram resistência de lideranças Legislativas à contenção de decisões do Executivo.

As declarações ocorreram antes de eleições consideradas decisivas para a metade do mandato presidencial. Quatro estados vão às urnas nesta terça-feira (4), incluindo Nova York, onde uma disputa pela prefeitura mobiliza o eleitorado. Obama participou de atos em apoio à ex-congressista Abigail Spanberger, na Virgínia, e à deputada Mikie Sherrill, em Nova Jersey.