VÍDEO: Obra do governo Lula é exibida pelo PL atribuída a Bolsonaro no Ceará

Atualizado em 8 de agosto de 2025 às 22:37
Cisterna instalada no município de Martinópole, no Ceará, com a logomarca do governo Lula. Foto: Reprodução

Uma publicação nas redes sociais do Partido Liberal (PL) do Ceará, exibiu uma obra com logomarcas da terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do programa Novo PAC. O vídeo, divulgado nesta semana, mostra uma cisterna instalada no município de Martinópole, no interior do Ceará.

O material, no entanto, atribui a execução da obra ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A propaganda afirma que a iniciativa fez parte de ações da gestão anterior para ampliar o acesso à água na região Nordeste.

Nas imagens, aparecem moradores da cidade relatando benefícios obtidos com o reservatório. A mensagem veiculada pelo PL afirma que foram investidos mais de R$ 470 milhões no município para garantir fornecimento de água, estimular a produção agrícola e melhorar a qualidade de vida da população local.

O vídeo reforça a narrativa de que o projeto teria sido conduzido pelo governo Bolsonaro. A peça publicitária diz que a iniciativa “levou água e dignidade ao povo nordestino, garantindo condições para plantar, criar e cuidar da família com respeito e esperança no futuro”.

A Casa Civil do governo Lula contesta a versão apresentada. Integrantes da pasta afirmam que a obra mostrada nas imagens foi executada em 2023, já durante a atual gestão, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento.

O vídeo também destaca, visualmente, as marcas do governo Lula e do Novo PAC na estrutura da cisterna. Essas identificações oficiais aparecem nas laterais do reservatório mostrado nas imagens. A assessoria do PL foi procurada pela reportagem do Metrópoles para comentar a origem da obra e a atribuição feita na propaganda, mas não houve resposta.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.