VÍDEO: “Países ricos têm que pagar a dívida histórica com o planeta Terra”, diz Lula em Paris

Atualizado em 22 de junho de 2023 às 17:09
O presidente Lula na Torre Eiffel, durante o evento “Power Our Planet”. Foto: Reprodução

O presidente Lula afirmou que países ricos precisam ser responsabilizados pela poluição e devem pagar “dívida histórica” por danos ambientais. Em discurso na Torre Eiffel, no evento “Power Our Planet”, o petista defendeu que as nações que passaram pela revolução industrial precisam “financiar os países em desenvolvimento que têm reservas florestais”.

“Não foi o povo africano que poluiu o mundo, não é o povo latino-americano que poluiu o mundo. Quem poluiu o planeta nesses últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial. E por isso têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou o presidente brasileiro.

Durante o discurso, Lula ainda disse que a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas que também pertence à humanidade. Ele reafirmou seu compromisso com o desmatamento zero na floresta até 2030 e convidou a plateia para conhecer a região, que sedia  30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025.

Segundo o petista, o governo será “muito duro contra toda e qualquer pessoa que quiser derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado”. “Faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”, prosseguiu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link