VÍDEO – Papa dá presente a Lula após encontro no Vaticano: “A paz é uma flor frágil”

Atualizado em 21 de junho de 2023 às 15:05

 

Papa Francisco presenteia Lula em encontro. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou com o papa Francisco no Vaticano, nesta quarta-feira (21), para falar sobre paz na Europa e desigualdade social no mundo. Durante a reunião, o líder da Igreja Católica ofereceu um presente ao mandatário brasileiro: uma placa de metal, fabricada nas oficinas do Vaticano, com a frase “A paz é uma flor frágil”.

“Estamos em tempos de guerra, e a paz é muito frágil. Queria te presentear com isso, que fazemos aqui em nossas oficinas, que diz: a paz é uma flor frágil”, afirmou o pontífice ao presentear Lula, se referindo à guerra na Ucrânia.

Veja o vídeo:

Depois da reunião bilateral de portas fechadas, Lula disse apenas que agradecia ao líder religioso “pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”.

O encontro foi motivado por iniciativa de Lula, que queria tratar com Francisco questões referentes à paz na Europa, desigualdade social, fome, Amazônia e a questão indígena.

O encontro com o papa também serviu para mostrar a vontade do petista em se colocar com um possível mediador do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Lula defende a criação de um grupo de países neutros em relação à guerra, para que possam conversar tanto com Moscou quanto com Kiev, sobre o fim do conflito. O posicionamento do brasileiro converge com o do papa, que pede um cessar-fogo imediato e a volta das negociações entre os países.

Mais cedo, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o petista falou sobre a guerra e disse que “é urgente que a Rússia e a Ucrânia encontrem o caminho para a paz”.

“A minha angústia é que com tanta gente com fome no mundo, com tantas crianças sem comida, ao invés de tratar de como resolver desigualdades estamos tratando de guerra. É urgente que a Rússia e a Ucrânia encontrem um caminho comum para a paz”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link