VÍDEO: Papa Francisco faz primeira aparição pública no Vaticano após alta hospitalar

Atualizado em 6 de abril de 2025 às 8:56
Papa Francisco fala ao público pela primeira vez desde que voltou ao Vaticano do hospital, em 6 de abril de 2025. Foto: Remo Casilli/ Reuter

O Papa Francisco emocionou fiéis neste domingo (6) ao fazer sua primeira aparição pública desde que recebeu alta hospitalar há duas semanas. Em cadeira de rodas e com auxílio de oxigênio nasal, o pontífice atravessou a praça São Pedro, no Vaticano, acenando para a multidão e dizendo: “Bom domingo a todos”, em uma breve saudação.

Essa foi a primeira vez que o líder da Igreja Católica falou diretamente ao público desde que voltou ao Vaticano, após cinco semanas de internação em um hospital de Roma. A pneumonia bilateral que acometeu Francisco causou grande preocupação, sendo descrita por médicos como uma condição complexa que exigiu atenção intensiva.

A missa dominical deste domingo foi conduzida por bispos, conforme recomendação médica de que o pontífice permaneça em repouso por pelo menos dois meses e evite interações prolongadas ou contato com grandes multidões. Ainda assim, sua presença física no evento foi vista como um sinal de melhora e determinação.

Durante sua aparição, o Papa percorreu um corredor entre os fiéis, que aplaudiram sua chegada calorosamente. Visivelmente emocionado, ele retribuiu com gestos de carinho e cumprimentos. Em seguida, foi levado a um palco onde permaneceu sentado, distante da plateia, mas visivelmente atento à celebração.

A última vez que Francisco havia sido visto pelo público foi no fim de fevereiro, quando já apresentava dificuldades respiratórias. Na ocasião, seu sermão teve que ser lido por um assistente. Desde então, ele vinha se recuperando longe dos holofotes, seguindo à risca as recomendações médicas.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line