Vídeo – Papa Francisco pede aplausos à nova beata brasileira: ‘exemplo heroico’

Atualizado em 11 de dezembro de 2022 às 15:39
Papa Francisco homenageia beata brasileira após cerimônia na Cidade do Vaticano. (Foto: Vatican Media)

RFI

O Papa Francisco homenageou e pediu aplausos à beata brasileira Isabel Cristina a quem acompanhava o Angelus na Cidade do Vaticano neste domingo (11). “Que seu exemplo heroico inspire especialmente os jovens a darem testemunho generoso de sua fé e de sua adesão ao Evangelho”, afirmou.

Isabel Cristina foi beatificada no sábado (10) em uma cerimônia presidida pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, em Barbacena (MG).

Nascida em 1962 em Minas Gerais, Isabel Cristina foi uma jovem católica brutalmente assassinada após seu agressor tentar violentá-la sexualmente.

Após a cerimônia da missa dominical, o Papa Francisco lembrou a memória da brasileira. “Esta jovem mulher foi morta em 1982 aos 20 anos de idade, em ódio à fé, por ter defendido sua dignidade como mulher e o valor da castidade. Que seu exemplo heroico inspire especialmente os jovens a darem testemunho generoso de sua fé e de sua adesão ao Evangelho. Um aplauso à nova Beata!”, disse o papa na praça de São Pedro.

Duplo martírio

Como acontece com outras mulheres vítimas de violência, Isavel Cristina foi vítima de martírio físico e de sua memória, lembra o monsenhor Danival Milagres Coelho, da arquidiocese de Mariana (MG).

“[Ela] sofreu dois martírios porque, além de ter sofrido a violência física que a levou à morte, ao longo de todo o processo criminal, foram levantadas suspeitas e assim, apresentaram acusações falsas contra a moralidade da sua vida e da sua pessoa. Ela foi vítima também de calúnia e mentiras, para tentar defender o criminoso. Mas a justiça, graças a Deus, levou muito a sério o processo, revelando e comprovando toda a verdade do fato que a levou a esta morte tão violenta”, afirmou o religioso, em entrevista ao Vatican News.

O pedido de beatificação de Isabel Cristina foi feito em 2001 por conta de sua dedicação à religião e aos pobres. Em 2020 o Papa Francisco autorizou sua proclamação como beata. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, a beatificação só pode ser celebrada nesse sábado.

Publicado originalmente por RFI

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link