VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Atualizado em 27 de abril de 2024 às 11:42
Papa Francisco e Dilma Rousseff. Foto: reprodução

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como banco dos Brics, Dilma Rousseff, no Vaticano.

“Bem-vinda! Que prazer revê-la!”, saudou o pontífice ao encontrar Dilma, destacando que ela foi a primeira chefe de governo a recebê-lo em viagem internacional após ele assumir o pontificado, em 2013.

Durante a audiência privada, os dois líderes discutiram questões globais, incluindo o combate à desigualdade, à fome, a transição energética e as ações para enfrentar as mudanças climáticas. A conversa ocorreu em português e espanhol.

Dilma presenteou o Papa com o livro “Theodoro Sampaio. Nos sertões e na cidade”, de Ademir Pereira dos Santos, enquanto Francisco presenteou a ex-presidente com a encíclica “Laudato si” e a exortação apostólica “Laudate Deum”, além de uma escultura em bronze.

Sobre a escultura, o Papa explicou que ela simboliza a ideia de que é lícito olhar alguém de cima para baixo apenas para ajudá-la a se levantar.

Segundo o G1, a presidente do banco e o líder católico teriam conversado em português e espanhol. Ao se despedirem, Francisco pediu a Dilma que rezasse por ele, e a ex-presidente respondeu: “Estou rezando”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link