VÍDEO – Pastor cunhado de Vorcaro já pregou contra “cegueira pela ambição” antes de ser preso

Atualizado em 15 de janeiro de 2026 às 13:50
Fabiano Zettel na Igreja da Lagoinha Belvedere, em Belo Horizonte (MG). Foto: Reprodução

Alvo da segunda fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, o empresário e pastor evangélico Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, já apareceu em pregações da Igreja Lagoinha falando sobre “cegueira pela ambição”.

Em um culto realizado em 16 de novembro, o pastor fez uma pregação centrada na ideia de discernimento espiritual e alertou contra o que chamou de cegueira causada pela ambição. “Ele (Deus) está à disposição para abrir os nossos olhos de discernimento, ele combate a cegueira religiosa, a cegueira do coração”, afirmou aos fiéis durante a mensagem.

Na mesma fala, Zettel ampliou o discurso para situações pessoais e materiais. “Às vezes, você está envolvido em uma situação que está te perseguindo, mas os seus olhos estão cegos pela vontade e pela ambição”, disse. A pregação fazia referência a uma passagem do livro de João que narra a cura de um cego de nascença por Jesus.

Nesta quarta (14), Zettel, que é pastor e empresário, foi detido no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, quando se preparava para embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ele foi alvo de mandado de busca e apreensão, mas acabou liberado em seguida.

A defesa afirmou que ele está “à inteira disposição das autoridades responsáveis” e sustentou que suas atividades empresariais são “conhecidas e lícitas, sem relação alguma com a gestão do Banco Master”.

Além da investigação policial, Zettel também entrou no radar da CPMI do INSS no Congresso. No início de dezembro, parlamentares pediram a quebra de sigilo bancário e fiscal da Moriah Asset, sua empresa. O objetivo da medida, segundo a solicitação, era apurar “possíveis favorecimentos indevidos, recebimento de vantagens econômicas ou outras práticas potencialmente ilícitas”.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.