VÍDEO – PF prende um dos maiores narcotraficantes do Uruguai em Foz do Iguaçu (PR)

Atualizado em 27 de dezembro de 2023 às 15:08
Diego Nicolás Marset Alba (esq.) é irmão de Sebastian Marset (dir.), homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas. Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu Diego Nicolás Marset Alba, apontado como um dos principais narcotraficantes do Uruguai, nesta terça (26) em um condomínio de luxo de Foz do Iguaçu (PR). Foragido desde março de 2022, ele teve a prisão preventiva decretada pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Diego é irmão de Sebastián Marset, homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas, e atuava como intermediário dele na Bolívia e no Paraguai, fazendo transações ilícitas e fornecendo pagamentos a organizações criminosas.

O criminoso detido hoje foi identificado como peça-chave no envio de entorpecentes da América do Sul para a Europa. Ele estava no Brasil para acompanhar o nascimento do filho com uma mulher da Bolívia, segundo a PF.

PF apreendeu dinheiro em espécie, aparelhos eletrônicos e munições com o narcotraficante. Foto: Divulgação

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF.

A corporação apreendeu mais de R$ 21,1 mil em espécie, dólares e bolívares, além de celulares, munições e outros equipamentos eletrônicos. Sebastián continua foragido

Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, Diego estava se escondendo em diferentes países da América do Sul desde que foi incluído na lista Difusão Vermelha da Interpol.

“O preso é irmão do homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas e atuava como intermediário deste em constantes viagens da Bolívia para o Paraguai a fim de garantir as transações ilícitas do irmão e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas”, afirmou o ministro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link