
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta quarta-feira (16) que o Pix é um “sucesso” e que o verdadeiro problema nas relações com os Estados Unidos são as tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump, e não o sistema brasileiro de pagamentos.
A declaração vem após o governo americano abrir uma investigação contra o Pix por suposta desvantagem competitiva para empresas do setor financeiro. “O Pix é um sucesso. O que nós precisamos resolver é a questão tarifária”, disse Alckmin.
Ele lembrou que investigações semelhantes já ocorreram no passado e foram superadas após esclarecimentos. “O interesse de alguns não pode se contrapor aos interesses de muitos”, acrescentou. “É um perde-perde”.
O vice-presidente também revelou que o Brasil enviou aos EUA, ainda em maio, uma proposta confidencial para negociar tarifas comerciais. Como não houve resposta, um novo documento foi assinado ontem por ele e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. “Encaminhamos para a negociação e estamos aguardando”, afirmou.
Alckmin defendeu o diálogo como caminho e destacou que empresários e trabalhadores dos dois países devem se unir para buscar soluções. “Queremos negociação. É urgente. O bom seria resolver nos próximos dias”, ressaltou.
Segundo ele, até a Amcham Brasil apoiou a ideia e destacou que questões comerciais não devem ser contaminadas por disputas políticas, sob o risco de abrirem precedentes preocupantes.
Assista abaixo:
“Queremos trabalhar unidos. Unidos com empresários, trabalhadores, todo mundo unido para resolver essa questão. E as empresas têm papel importante, tanto as brasileiras – aliás, tem empresa brasileira que tem indústria nos EUA – quanto as americanas”, comenta Alckmin, após… pic.twitter.com/jK7Q4cgCVN
— GloboNews (@GloboNews) July 16, 2025