VÍDEO – PM atira em jovem negro que pulou catraca em metrô de SP

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 19:03
Jovem negro é baleado ao pular catraca em metrô de SP. Foto: reprodução

Um policial militar atirou em um jovem negro que tentou pular a catraca da estação da Luz, na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, nesta quarta-feira (17). Segundo testemunhas, a vítima foi levada ao hospital da Santa Casa de São Paulo em estado grave. O vídeo foi registrado por um estudante que passava pelo local.

De acordo com a gravação, o autor dos disparos não estava mais no local na hora do atendimento. Além disso, os seguranças que trabalham na estação se recusavam a chamar o SAMU para um atendimento adequado.

“Eu entrei no metrô Luz, o menino pulou a catraca e levou um tiro de graça. O menino está ficando amarelo e ninguém chama bombeiro. O policial que atirou sumiu, ninguém sabe onde está”, diz o estudante no vídeo.

Enquanto filmavam, um segurança se aproximou dos passageiros pedindo para liberarem espaço para circulação e orientando-os a não divulgarem as gravações. “Cuidado com as imagens porque tem a lei”, disse um policial em tom ameaçador.

As imagens a seguir são fortes:

É o segundo caso registrado neste mês de violência praticada pela PM na estação da Luz. No dia 7, um policial desferiu um tapa no rosto de uma mulher que estava caída na plataforma da Linha 1-Azul do Metrô.

No vídeo, o PM é ouvido gritando antes de desferir o tapa no rosto da jovem, cujo som reverbera no áudio do vídeo, indicando a intensidade da agressão. Segundo a vítima, o PM disse que ela iria “apanhar como homem” por ser lésbica.

Testemunhas ao redor registraram a cena enquanto o policial se afastou rapidamente do local. A jovem, ainda no chão, se dirigiu ao responsável pelo vídeo, relatando a agressão: “Acabei de ser agredida aqui, ó. Acabei de ser agredida por aquele policial sem necessidade nenhuma”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link