Um vídeo compartilhado nas redes sociais no último domingo (7) mostra um policial militar dando um tapa no rosto de uma jovem caída no chão da Estação da Luz, na Linha 1-Azul do Metrô, em São Paulo.
No vídeo, o policial é ouvido gritando “abaixa a mão para mim, abaixa a mão para mim”, antes de desferir o tapa no rosto da jovem, cujo som reverbera no áudio do vídeo, indicando a intensidade da agressão.
Testemunhas ao redor registraram a cena enquanto o policial se afastou rapidamente do local. A jovem, ainda no chão, se dirigiu ao responsável pelo vídeo, relatando a agressão: “Acabei de ser agredida aqui, ó. Acabei de ser agredida por aquele policial sem necessidade nenhuma”.
Absurdo registro de agressão policial contra uma jovem LGBT no metrô de São Paulo. Não podemos aceitar esse tipo de conduta de agentes que deveriam proteger a população. Nosso mandato está oficiando a Secretaria de Segurança Pública para exigir apuração e afastamento do policial. pic.twitter.com/TCB6mvJYTu
— Guilherme Cortez (@cortezpsol) April 7, 2024
A Polícia Militar identificou e afastou o policial, conforme confirmado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que lamentou o ocorrido. “A Polícia Militar instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias dos fatos”, informou a pasta.
Já a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo abrirá um procedimento para investigar se houve discriminação homofóbica por parte do PM. O coordenador de Diversidade da secretaria, Rafael Calumby, afirmou que a pasta está prestando apoio à vítima, residente de Guarulhos.
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link