
Um policial militar foi filmado chutando o rosto de uma mulher durante uma ocorrência em um prédio no Centro de São Vicente, no litoral de São Paulo, na madrugada de quinta-feira (19). O caso, registrado por câmeras de segurança e que ganhou ampla repercussão, está sendo apurado pela Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), que informou que analisará as imagens das câmeras corporais dos agentes envolvidos.
Segundo relatos, a Polícia Militar foi acionada por moradores após gritos vindos de um dos apartamentos por volta das 3h. A expectativa dos vizinhos era de que a situação fosse controlada com segurança, mas o desfecho foi marcado por violência.
Uma testemunha que preferiu não se identificar relatou que a atuação policial surpreendeu negativamente quem acompanhava a ocorrência. “Quando os policiais chegaram, todos nós achamos que eles teriam o controle da situação, já que um deles era uma policial feminina, mas não foi assim que aconteceu”, afirmou ao g1.
Imagens mostram a mulher caída no corredor do prédio, com dois policiais ao redor. Em determinado momento, ela tenta segurar o pé da agente, quando é atingida com um chute no rosto por outro policial.
O vídeo também registra a vítima com o rosto ensanguentado após a agressão. De acordo com a testemunha, além do chute, o agente também teria desferido um soco na mulher antes das imagens registradas.
Após a intervenção, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima ao Pronto-Socorro Central de São Vicente. Ela apresentava ferimento na cabeça, mas não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Militar apura todas as circunstâncias do caso e reforçou que a corporação não compactua com excessos ou desvios de conduta. Segundo a pasta, as imagens das câmeras corporais serão fundamentais para esclarecer a dinâmica da ocorrência e eventuais responsabilidades.