Dois policiais militares foram flagrados ameaçando de morte e espancando um jovem negro, de 26 anos, durante uma abordagem em José Bonifácio, no interior de São Paulo. A agressão ocorreu na tarde de terça-feira (7) no bairro Jardim Cassetari.
Imagens feitas por um morador mostram que o jovem, já contido, estava imobilizado e desarmado quando foi colocado por um dos agentes contra a parede.
“Você não morreu de dó, não te matei de dó”, ameaçou o policial.
Em seguida, o jovem pediu para ser solto. “Eu quebro essa cadeira na sua cabeça agora”, respondeu o agente.
Na sequência, uma viatura chega em alta velocidade e outro policial desce do carro. O agente chuta o homem, que cai no chão.
O jovem se levanta e reclama de dor, mas é agarrado pelo pescoço e jogado de novo no chão pelo mesmo agente. Nesse momento, outro policial orienta a pessoa que está filmando a ficar dentro de casa e fechar a morta.
➡️ "Você não morreu de dó, não te matei de dó": policiais ameaçam de morte e espancam jovem durante abordagem em SP pic.twitter.com/BHMOeNlZm1
— UOL Notícias (@UOLNoticias) May 8, 2024
De acordo com a Polícia Militar de São Paulo, os agentes, um tenente de 36 anos, e um sargento, de 37, foram acionados para atender uma ocorrência de roubo em uma propriedade rural da cidade.
O homem foi parado pelos policiais por ter características físicas semelhantes a um dos ladrões que aparecem nas câmeras de vigilância da propriedade rural. Ao ser abordado, o jovem teria fugido para uma área de mata.
O caso é investigado pela Polícia Civil como resistência, abuso de autoridade e lesão corporal.
Em nota enviado ao UOL, a Polícia Militar disse que foi instaurado inquérito para apurar os fatos e as investigações serão conduzidas pela Corregedoria da instituição. A PM informou que os policiais foram afastados.
“A conduta dos policiais contraria os protocolos operacionais da PM, bem como os valores e princípios da Instituição, a qual orienta e capacita continuamente todo o seu efetivo sobre as corretas técnicas de abordagem”, afirmou a PM.