
Duas pessoas foram detidas por resistência e desobediência por policiais militares em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.
Isso pode ser visto em um vídeo gravado por moradores. A gravação mostra a discussão e o momento em que os agentes entram na casa de uma mulher. Segundo a PM, o caso ocorreu no sábado (6), durante rondas para cumprir decretos da cidade por causa da Covid-19. A 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) diz que policiais faziam rondas quando foram chamados para atender a uma denúncia sobre aglomeração e som alto na Avenida Padre Anchieta, no bairro Liberdade II. A situação foi confirmada pelos policiais.
A PM afirma que havia aglomeração e que as pessoas estavam sem máscara. Os policiais então pediram ao dono do som que desligasse o equipamento, quando foram hostilizados e desacatados, inclusive com o arremesso de uma pedra em direção à guarnição. Ainda segundo a polícia, os agentes então deram voz de prisão, mas houve resistência. Uma das pessoas, inclusive, teria tentado pegar a arma de um dos policiais. Por causa da situação, os agentes da 87ª CIPM pediram ajuda de outras guarnições. Essas imagens gravadas pelos moradores não mostram o momento em que a viatura foi atingida por uma pedra, nem da aglomeração na rua. O vídeo registra policiais conversando com uma mulher. Pelo diálogo, é possível ver que o agente solicita que as pessoas entrem ou que sigam para outro lugar, quando a moradora diz que não pode fachar a grade do imóvel, por causa de uma obra no piso.
“Não vou para canto nenhum. O piso tá mole, estamos esperando secar para entrar. A gente terminou de trabalhar agora A lotérica fica cheia de gente, um em cima do outro, e ninguém faz nada”, diz a mulher, que ainda fala um palavrão e entra no imóvel. Em seguida, um dos policiais militares também entra na casa atrás da mulher. Na sequência, é possível ver que a mulher está no sofá, e o PM começa a puxar ela pelos braços. Um outro policial se aproxima e ajuda o colega. Depois de muito esforço, os dois conseguem tirar a moradora.
https://twitter.com/AtivistaDiMorro/status/1270126440198045698
Em Alphaville, São Paulo, o outro lado da valentia dos PMs. Morador rico diz a verdade para os policiais: “Você é macho na periferia, aqui você é um bosta”.
https://twitter.com/marceloyperion/status/1270133133770448903