VÍDEO – Polícia apreende caminhão do MTST e impede doação de 3,8 mil marmitas no RS

Atualizado em 20 de maio de 2024 às 17:41
Caminhão do MTST foi apreendido no RS. Foto: reprodução

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul, do governo de Eduardo Leite (PSDB), tirou de circulação um caminhão que prestava serviço ao projeto “Cozinha Solidária”, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), nesta segunda-feira (20). A cena foi flagrada por moradores de Porto Alegre e, segundo o MTST, o veículo transportava cerca de 3,8 mil marmitas por dia.

Segundo integrantes do movimento, o automóvel foi apreendido por estar com o licenciamento vencido. “Prenderam até o caminhão da cozinha solidária, com mais de 100 marmitas que iam para o pessoal que perdeu tudo nas enchentes”, disse um homem que gravou o momento. Confira:

De acordo com o MTST, o documento está atrasado em um mês porque o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) está fora do ar.

Durante a tragédia que já deixou mais de 150 mortos no Rio Grande do Sul, o movimento conseguiu aumentar em 10 vezes a capacidade de produção e distribuição de alimentos para desabrigados, chegando a fornecer até 4 mil refeições por dia nas últimas semanas.

O jornalista Vitor Rosa, da RBS TV, afirmou que a apreensão aconteceu próximo ao Condomínio Princesa Isabel, que com a vigilância reforçada. O local é conhecido por abrigar famílias pobres e conviver com a violência policial na capital gaúcha.

No início de maio, políticos e influenciadores bolsonaristas divulgaram algumas fake news semelhantes. Na ocasião, eles mentiam ao dizer que a Polícia Rodoviária Federal impedia caminhões que transportavam doações de chegarem ao estado.

Segundo o boato espalhado por Pablo Marçal para atacar o governo Lula (PT), os agentes exigiam que os motoristas apresentassem notas fiscais dos produtos transportados.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link