VÍDEO – Policial aponta arma para indígenas durante manifestação

Atualizado em 30 de agosto de 2022 às 12:36
Policial apontando arma para indígenas que se manifestavam na BR-116

Nesta segunda-feira (29), na BR-116, na altura de Governador Valadares (MG), um homem apontou uma arma para indígenas que realizavam um protesto. Em resposta ao ato, um dos manifestantes apontou seu arco e flecha para o sujeito.

Mesmo marcados por momentos de tensão, os populares comentaram o caso e um policial rodoviário confirmou que o homem armado é um policial.

“O mesmo se trata de um policial, que possui porte de armas e estava com sua arma em situação regularizada. Como possui porte de arma e a arma está legalizada, o policial pôde prosseguir viagem”, afirmou a PRF.

No fim, o agente de segurança guardou a arma e o nativo se dispersou. Ninguém ficou ferido.

“Ele estava bem agressivo, mas logo em seguida recuou. Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF), que estavam lá acompanhando o protesto a todo instante, não fizeram nada. Por isso, como ele não foi detido, ainda não conseguimos identificar quem seria”, conta uma mulher que estava na manifestação e preferiu não ser identificada.

O protesto dos indígenas fez com que o trecho em questão da BR-116 permanecesse fechado das 10h às 17h. Os indígenas se juntaram para protestar contra o desmanche da Fundação Nacional do Índio (Funai), e contra o Marco Temporal, tese jurídica que indica que os povos originários poderem reivindicar a demarcação de terras que já eram ocupadas por eles na data da promulgação da Constituição de 1988.

A manifestação contou com representantes da Funai e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e houveram registros de congestionamento na região.

Veja o vídeo gravado durante o protesto:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link