VÍDEO: Ponte entre RS e SC desaba e pessoas caem em rio; cinco estão desaparecidas

Atualizado em 20 de fevereiro de 2023 às 13:06
Ponte entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina cai. Foto: Reprodução

O cabo de uma ponte pênsil se rompeu na madrugada desta segunda-feira (20) entre as cidades de Torres, no Rio Grande do Sul, e Passo de Torres, em Santa Catarina. Parte de um grupo de estudantes que caiu na água conseguiu sair a nado ou foi resgatado, mas cinco pessoas seguem desaparecidas.

No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento da queda. Na gravação, diversas pessoas passam pela ponte, que balança bastante. Ainda segundo as imagens, após a ponte ceder, uma pessoa ficou pendurada na estrutura.

De acordo com o secretário de Turismo de Torres, Matheus Junges, o acidente ocorreu por volta das 2h30, quando um grupo de pessoas voltava a pé de Passo de Torres para Torres depois de uma festa de Carnaval.

O número de pessoas que estavam na ponte no momento do rompimento do cabo é incerto. Segundo o CBMSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina), relatos iniciais indicam que havia mais de 50 pessoas sobre a construção. No entanto, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul indica que o grupo era formado por aproximadamente 15 pessoas. A ponte só tem capacidade para 20 pessoas.

Segundo nota do CBMSC enviada à imprensa, a maioria das pessoas conseguiu sair a nado e algumas vítimas foram encaminhadas aos hospitais. “Informações atualizadas dão conta de que três jovens, que estavam no local, ainda não retornaram para a casa. Então os mergulhadores começam a buscar por esses três jovens que possivelmente teriam caído dentro do rio”, observa o órgão.

Foram retiradas 30 pessoas da água e, dessas, 16 foram encaminhadas para o hospital, segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

A responsabilidade pela ponte, inaugurada na década de 1980, é dos dois municípios. De acordo com o poder público, a manutenção da estrutura estava em dia e a documentação regular, o que permitia a passagem com segurança. No entanto, a suspeita é que o excesso de peso tenha causado o acidente.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link