VÍDEO: População briga por cebola que estava em promoção em supermercado

Atualizado em 2 de maio de 2022 às 10:43
consumidores brigam por cebola em promoção em supermercado
Momento em que as pessoas se empurram para pegar a hortaliça
Foto: Reprodução

Com a alta nos preços dos alimentos, a busca por promoções em supermercados se tornou ainda mais frequente. Um vídeo que viralizou nas redes sociais, neste domingo (01), mostra consumidores brigando por cebolas que estavam em promoção. O caso aconteceu na cidade de Planaltina, em Brasília.

Nas imagens gravadas no local, é possível ver as pessoas se empurrando para tentar pegar o alimento na prateleira. Confira abaixo:

De acordo com o último levantamento da inflação para o mês de abril, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos ficaram 15% mais caros. A alta foi registrada de 2021 até o terceiro trimestre deste ano.

No entanto, o número é apenas a média. Tubérculos e raízes, como o aipim e a abobrinha, registraram uma alta de 68% nos últimos 12 meses, sendo 46,75% somente neste ano de 2022.

Outro exemplo é a cenoura e o tomate, que apresentaram um encarecimento ainda maior, de 195% e 117,49% neste último ano. A batata registrou um aumento de 38,68%, enquanto o preço da laranja-baía cresceu 25,4%, e o do mamão 40,33%.

Outro grupo afetado foi as hortaliças e as verduras, que subiram 35,75%. O repolho ficou 60% mais caro entre o ano passado e hoje, enquanto o preço da alface cresceu 46,22%.

Embora mais baixa, alimentos processados como o macarrão e a farinha também apresentaram alta nesse último ano, com um aumento de 15,04% e 19,82%, respectivamente.

O óleo de soja, registrou uma alta de 30%. Até mesmo o fubá cresceu 29%. Os açucares também aumentaram por volta dos 37%.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link