VÍDEO: Prefeito de Mangaratiba agride indígenas

Atualizado em 15 de junho de 2022 às 12:59
VÍDEO: Prefeito de Mangaratiba agride indígenas do Parque Estadual do Cunhambebe
Momento das agressões
Foto: Reprodução

Na manhã da última quarta-feira (14), o prefeito de Mangaratiba (RJ), Alan Campos da Costa (PP), conhecido como Alan Bombeiro, discutiu e agrediu fisica e verbalmente indígenas do território Cunhambebe Pindorama, que habitam o Parque Estadual do Cunhambebe, um espaço sagrado. As agressões foram filmadas em celulares de testemunhas que estavam no local. Alan Bombeiro teve seu mandato cassado em fevereiro por abuso de poder político-econômico

Nas gravações é possível ver Alan empurrando uma das mulheres e falando de maneira agressiva com os outras pessoas. Segundo nota da prefeitura, a visita do prefeito tinha o intuito de vistoriar uma estrada que está sendo construída pelos indígenas na região. A liminar de reintegração de posse da área pela prefeitura proíbe a habitação, construção e desmatamento do parque, que é uma área de proteção ambiental.

Há aproximadamente 400 indígenas no Parque Estadual do Cunhambebe, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, que reivindicam a retomada do território.

No entanto, com discurso parecido com o do presidente Jair Bolsonaro (PL), de destruição das terras indígenas brasileiras, o município ainda alegou que segundo a Funai, não há terra indígena demarcada em Mangaratiba e, portanto, a ocupação dos Cunhambebe Pindorama é ilegal.

“O que será que vai acontecer daqui para frente? Será que ele vai agir na calada da noite? Como ficam os nossos direitos? E as nossas vidas? Como um prefeito que representa o município tem essa falta de decoro que o cargo exige? Isto só reflete mais uma vez o despreparo deste cidadão”, escreveu em suas redes sociais Karibuxi, idealizadora doProIndigenas e co-idealizadora dos boletins IndígenasECovid19 e Boletim Indígena.
“Nós, enquanto povo originário e autônomo, repudiamos esta postura do prefeito Alan Campos da Costa. Não aceitamos nenhum tipo de violência contra mulheres, crianças, e toda a nossa comunidade indígena aqui no território sagrado Cunhambebe Pindorama/ RJ”,  continuou.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link