Prefeitura de Franca quer investigar antecedentes criminais de moradores de rua

Atualizado em 16 de abril de 2022 às 15:34

A prefeitura de Franca, no interior de São Paulo, anunciou que vai investigar  os antecedentes criminais dos moradores de rua da cidade. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) falou sobre a medida em seu Instagram por meio de um vídeo durante reunião com representantes da segurança pública no município.

“Nós já oferecemos todas as políticas públicas existentes no país hoje e algo mais: Desde moradia, aluguel, até acolhimento e viagem para outras cidades para todos. Esses que estão aí, não querem a nossa ajuda. Então, nós vamos trabalhar de uma maneira um pouco diferente. A gente vai buscar ver se tem antecedentes criminais, para a gente poder proteger a nossa população”, declarou o prefeito na gravação.

Segundo o levantamento da Secretaria de Ação Social de Franca, o número de pessoas em situação de rua na cidade saltou de 200 para 504, entre os anos de 2013 e 2021.

Veja o vídeo

A Comissão de Direitos Humanos da OAB em Franca criticou a ação que a prefeitura pretende implantar. Em entrevista para a EPTV, afiliada da Globo em Campinas (SP), a presidente da comissão, Ana Lélis, disse que o levantamento dos antecedentes criminais não vai solucionar o problema da criminalidade.

“Não adianta eu levantar antecedentes criminais, e nem poderia fazer dessa maneira como foi exposta porque para onde eu iria com esse pessoal depois? O que eu vou fazer com esses antecedentes criminais? Eu vou processar? Eu vou levar para algum lugar, alguma autoridade vai dizer o que fazer?”, questionou a advogada.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link