VÍDEO: Presidente da Câmara em cidade do Paraná zomba das vítimas da covid-19 e é investigado pela polícia

Atualizado em 22 de julho de 2020 às 17:10

O vídeo em que três homens aparecem fazendo a dancinha da morte, em referência às vítimas da covid-19, virou caso de políciaa em Imbituva, no Paraná.

É que um dos “brincalhões” é o presidente da Câmara Municipal, o vereador tucano Danilo Paes do Nascimento, de 41 anos, conhecido como Toto.

A investigação foi aberta porque Polícia Civil suspeita de que o vídeo tenha sido feito durante uma festa clandestina.

“Esse vídeo circulou nas redes sociais, eu mesmo recebi. Iniciamos um procedimento para saber o que de fato aconteceu na chácara em questão”, disse o delegado Luiz Gustavo Timossi ao portal A Rede.

Segundo o delegado, as investigações estão no começo, mas algumas pessoas já foram ouvidas. O vereador deve ser intimado também.

A chácara onde a suposta festa aconteceu já havia sido multada por crime ambiental e notificada por causa de outras festas.

O vereador Toto, por sua vez, afirmou que não era uma festa, mas sim um almoço familiar. “Não era bagunça, nem aglomeração. Estávamos respeitando o decreto, então não tinha mais que dez pessoas no almoço. Apareço sem máscara, mas porque estava bebendo e comendo”, disse.

Sobre o vídeo, Toto disse que, em momento algum, teve a intenção de zombar das mortes pelo coronavírus. “Tocou a música, um amigo meu pegou um banco e começamos a imitar o vídeo. Filmaram, mas morreu o assunto“.

Por que a dança é associada à zombaria das vítimas da covid

Benjamin Aidoo, líder de um grupo de funeral em Gana, na África, postou um recado em suas redes sociais. “Olá a todos! Gostaríamos de agradecer a todos os médicos do mundo“, afirmou, rodeado por seus colegas, todos usando máscaras enquanto batiam palmas.

Na sequência, Benjamin fez um apelo: “Eu lembro a você: fique em casa ou então dance conosco”.

A música que acompanha os vídeos com o ‘meme do caixão’ é Astronomia, do artista russo Tony Igy. Na maior parte dos casos, a versão utilizada é um remix da dupla holandesa de música eletrônica Vicetone.