VÍDEO: Presidente da CPMI do 8/1 ameaça expulsar bolsonaristas por tumulto

Atualizado em 31 de agosto de 2023 às 12:10
Presidente da CPI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União-BA) — Foto: TV Senado/Reprodução

O presidente da CPI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União-BA), ameaçou, nesta quinta-feira (31), expulsar os deputados bolsonaristas André Fernandes (PL-CE) e Abilio Brunini (PL-MT) da sessão da comissão após provocações.

A confusão começou depois que os dois parlamentares fizeram intervenções na fala da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que fazia pronunciamento sobre a atuação das forças de segurança nos atos terroristas promovidos por bolsonaristas em Brasília, no dia 8 de janeiro.

“Vamos parar com isso deputado [André Fernandes], quem está irritando aqui é vossa excelência, é um absurdo isso! Querem tumultuar a sessão porque não tem argumento […] eu fico calmo da forma que eu quiser, deputado. Agora, eu lhe garanto que vossa excelência não vai tumultuar essa sessão […] Eu mando vossa excelência interromper a sua fala e mando lhe retirar do plenário. Eu exijo que vossa excelência pare de falar”, disse Maia.

Em seguida, Maia também chamou a atenção de Brunini, que filmava a confusão, em pé. O presidente da CPI disse que a postura do simpatizante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não era a de um parlamentar:

“Deputado Abílio, eu peço que o senhor pare essa filmagem e se sente como todos os parlamentares. Eu peço que o senhor pare essa filmagem e se sente como todos os parlamentares. Deputado, isso não é papel de parlamentar, o senhor não é cinegrafista, eu peço que o senhor se sente, tome o seu lugar, para que essa mesa possa prosseguir os trabalhos”, disse.

Arthur Maia ainda citou o artigo 22 do Regimento Interno do Senado e afirmou que usaria o em caso de novas interrupções de Fernandes e Brunini. A medida permite ao presidente de uma comissão determinar a retirada de parlamentares do recinto, em caso do cometimento de infrações.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link