
O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, excluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro da propaganda institucional do partido no estado. De quebra, também escondeu Flávio, o filho indicado pelo capitão para concorrer à presidência em outubro deste ano.
O material, exibido no rádio e na TV, não cita nem mostra o ex-presidente, apesar do político ter sido candidato ao governo local tendo o ex-mandatário como principal cabo eleitoral na última disputa.
Nas redes sociais, Anderson adotou um discurso genérico sobre direita e democracia: “Ser de direita é acreditar que, com coragem, podemos renovar a nossa confiança no futuro, com equilíbrio, compromisso com a liberdade e com a democracia. Simbora trabalhar”. A postura contrasta com a de Gilson Machado, sanfoneiro e ex-ministro do Turismo, que segue alinhado publicamente a Bolsonaro.
O movimento ocorre em meio ao fortalecimento do nome de Anderson Ferreira dentro do PL para disputar o Senado em 2026. Ele é ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes em diferentes cenários. Veja a propaganda:
🚨 AGORA: Anderson Ferreira esconde Bolsonaro de propaganda política do PL em Pernambuco
Candidato a governador nas últimas eleições tendo como principal cabo eleitoral o ex-presidente Jair Bolsonaro, Anderson Ferreira (PL), simplesmente o escondeu da peça institucional do PL.… pic.twitter.com/7uUWsbewRV
— Pesquisas Eleições (@EleicaoBr2026) January 2, 2026
Lideranças conservadoras e bolsonaristas têm defendido sua candidatura. A avaliação interna é de que o partido vive um momento favorável para ampliar sua presença política no estado.
O cenário ganhou força após o lançamento da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República, aposta da direção do PL para impulsionar candidaturas alinhadas ao bolsonarismo, sobretudo na disputa pelo Senado.
A tendência é de que o PL tenha apenas um nome na disputa pelo Senado em Pernambuco. Segundo o deputado Coronel Alberto Feitosa, aliado de Gilson Machado, a decisão já está tomada.