VÍDEO: Putin se pronuncia sobre tarifaço de Trump contra o Brasil

Atualizado em 4 de setembro de 2025 às 0:04
Putin, presidente da Rússia. Foto: Alexander Zemlianichenko/AP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (3/9) que as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras estão ligadas a problemas políticos internos do Brasil, incluindo relações de autoridades com o ex-presidente Jair Bolsonaro. As declarações foram feitas em Pequim, durante visita oficial à China.

Putin comparou o caso brasileiro ao da Índia, que também sofreu sobretaxa por importar petróleo russo. Segundo ele, enquanto no caso indiano o argumento foi comercial, no Brasil houve fatores ligados à política doméstica. “Há problemas na situação política, incluindo nas relações entre autoridades atuais e o ex-presidente Bolsonaro”, disse.

As tarifas, que entraram em vigor em 6 de agosto, atingem produtos como aço e commodities agrícolas, mas deixaram de fora derivados de petróleo, ferro-gusa, produtos de aviação civil e suco de laranja, que representam cerca de 43% das exportações brasileiras.

O presidente norte-americano, Donald Trump, justificou a medida dizendo que o Brasil vive uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro e criticou decisões do ministro Alexandre de Moraes. A declaração foi feita enquanto o Supremo Tribunal Federal realiza julgamento sobre a trama golpista de 2022.

Putin declarou ainda que desequilíbrios comerciais devem ser resolvidos por negociação, e não por sanções. Para ele, “é impossível manter relações com tantos parceiros nesse tom”. O líder russo defendeu a retomada de um diálogo econômico “normal” entre os países.

Durante a entrevista, Putin também comentou a guerra na Ucrânia. Ele afirmou que vê chance de encerrar o conflito por meio de negociações, mas ressaltou que está preparado para usar a força caso não haja acordo.