VÍDEO: Quadro da Monalisa é atacado por visitante no Louvre

Atualizado em 29 de maio de 2022 às 18:05
Quadro da Monalisa é atacado por visitante no Louvre
Monalisa é atacada com torta por visitante
Foto: Reprodução

Uma das obras mais famosas do mundo, a La Gioconda, também conhecida como a Monalisa, foi atacada neste domingo (29) no Museu do Louvre, na França.

Segundo informações do El País, uma pessoa atirou o que parecia ser uma torta no quadro. Ela estava em uma cadeira de rodas, disfarçada com uma peruca. A sala onde fica a obra mais famosa de Leonardo da Vinci estava lotada de visitantes.

Assim que o ataque aconteceu, seguranças expulsaram imediatamente a pessoa do museu e funcionários iniciaram a limpeza da sala. Ainda não se sabe a identidade e nem a motivação para o vandalismo.

Os visitantes que estavam presentes no momento publicaram diversas fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.

Veja os vídeos

Este não é o primeiro ataque feito à Monalisa. Em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro, danificando o vidro que protege a obra. Em 1974, enquanto era exposta no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura, mas não obteve sucesso. Já em 1956, a obra sofreu dois ataques: um com ácido, que danificou uma das partes inferiores do quadro e um com uma pedra, que causou um pequeno dano.

Em 1911 o quadro chegou a ser roubado por Vincenzo Peruggia, sendo resgatado somente dois anos depois.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link