VÍDEO: Queiroga comunica o fim do estado de emergência em saúde por causa da Covid

Atualizado em 17 de abril de 2022 às 21:52
Marcelo Queiroga dando entrevista, usando máscara, terno preto e falando ao microfone. Parede azul ao fundo.
Queiroga disse que autotestes são importantes para triagem de casos. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Neste domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e TV, de cerca de três minutos.  No discurso, Queiroga diz que há “condições”, no Brasil, para anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública por conta da Covid-19.

Segundo o ministro, nos próximos dias será “editado um ato normativo” com as regras para essa medida. No pronunciamento, Queiroga disse que mais de 73% da população brasileira completou o esquema vacinal e cerca de 71 milhões de doses de reforço foram aplicadas.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, declarou o ministro da Saúde.

Marcelo Queiroga acrescentou, no entanto, que a medida não “significa o fim da Covid-19”. “Continuaremos a conviver com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros”, afirmou.

Confira abaixo: