
Durante entrevista de Jair Bolsonaro (PL) à CNN Brasil nesta terça-feira (15), a jornalista Juliana Lopes surpreendeu ao perguntar ao ex-presidente se ele não poderia conversar com Donald Trump para pedir que o chefe de Estado americano volte atrás na tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros. “Não seria o senhor essa ponte para pedir ao presidente Trump que volte atrás, que recue?”, questionou.
A pergunta provocou reações nas redes sociais, com muitos internautas considerando absurda a ideia de um ex-presidente tentar negociar em nome do Brasil.
Bolsonaro, em tom irônico, respondeu: “Me restitua o passaporte que eu converso. Perdão. Agora, quem é o presidente é o Lula, não sou eu”.
Ele ainda afirmou que cabe ao governo atual buscar uma solução: “É ele que tem que buscar alternativa”.
Em outro trecho da entrevista, Bolsonaro disse que Trump “está mostrando o que quer” com a medida, e que a cobrança norte-americana poderia ser evitada se o Brasil estivesse mais alinhado aos “valores americanos”. “Querem me culpar? Eu estou vibrando com a taxação? Não. Agora, o Brasil tem como chegar a uma solução”, afirmou.
A tarifa de 50% foi anunciada por Trump após críticas à condução do governo Lula e ao processo que Bolsonaro é alvo por tentativa de golpe de Estado.
Em resposta, o governo brasileiro afirmou que a taxação é “uma agressão à soberania nacional” e que buscará alternativas diplomáticas para proteger o setor produtivo do país. O Itamaraty tenta intermediar uma resposta conjunta com o setor privado e aliados comerciais estratégicos.