Marilda Silveira, uma das indicadas para a vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já defendeu a impugnação da candidatura de Lula em 2018. Seu nome foi incluído na lista tríplice para o posto e a declaração em que critica o petista foi recuperada recentemente.
O vídeo, que voltou a circular, é de 2018 e mostra a advogada se manifestando contra Lula durante a análise do pedido do Partido Novo pela impugnação do registro de candidatura de Lula. Na ocasião, ela atuava pela sigla e defendeu que o nome do petista fosse excluído do processo eleitoral.
“Com todo respeito ao candidato e a vossas excelências, livre no Brasil tem que ser a escolha do eleitor. Mas essa liberdade só será real quando, de uma vez por todas, a gente eliminar a profissionalização da história mal contada. E é exatamente o que acontece aqui. É por essas razões que o partido Novo pede o indeferimento do registro de candidatura”, argumentou.
“Temos que terminar com a profissionalização da história mal contada.” Marilda Silveira, advogada do NOVO, defendendo a impugnação da candidatura do Lula no TSE. pic.twitter.com/18JHIzPVwz
— João Amoêdo (@joaodamoedo) September 1, 2018
Ela é próxima do ministro da Justiça, Flávio Dino, e já fez parte de outras listas tríplices para-ministra substituta. Na mais recente, o presidente Lula escolheu Edilene Lôbo, a primeira mulher negra a ocupar o cargo.
Silveira também já se manifestou contra Lula em outro caso: em 2016, como uma das coordenadoras do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), ela assinou mandado de segurança contra a posse dele como chefe da Casa Civil da ex-presidente Dilma Rousseff.