
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, foi internada na semana passada com pneumonia enquanto realiza tratamento contra um câncer de mama. Ela enfrenta um tumor do tipo triplo-negativo, subtipo considerado agressivo e que responde por cerca de 15% dos casos da doença no mundo.
A própria parlamentar comunicou a internação em vídeo publicado nas redes sociais. Nas imagens, aparece em uma cama de hospital, com a cabeça raspada em razão da quimioterapia. Roseana afirmou que a semana passada “não foi das melhores” e relatou que havia recebido alta médica antes de precisar retornar ao hospital.
Segundo a deputada, ela chegou a ir para casa após a alta, mas voltou a ser internada no dia seguinte em razão da pneumonia. O quadro respiratório levou ao adiamento de etapas importantes do tratamento oncológico que estavam previstas para os próximos dias.
Roseana explicou que, após se recuperar da pneumonia, deverá passar por uma cirurgia, que faz parte do protocolo de tratamento contra o câncer de mama. Ela também informou que a última sessão de quimioterapia, marcada para o dia 27, precisou ser cancelada em função da infecção pulmonar.
➡️ Em tratamento contra câncer, Roseana Sarney é internada com pneumonia
Deputada, de 72 anos, trata um câncer de mama triplo negativo. Ela informou que fará uma cirurgia, e que a quimioterapia foi suspensa pic.twitter.com/SwctuygZWI
— Metrópoles (@Metropoles) January 19, 2026
O diagnóstico do câncer foi feito durante exames de rotina e anunciado publicamente em agosto do ano passado. Em 1998, Roseana já havia passado por tratamento oncológico. Atualmente, ela é acompanhada pelo médico Roberto Kalil, que também integra a equipe médica do presidente Lula.
Filha do ex-presidente José Sarney, Roseana é um dos nomes mais tradicionais da política maranhense. Governou o estado por quatro mandatos, foi senadora e ganhou projeção nacional nos anos 1990, quando ficou conhecida como a “musa do impeachment” de Fernando Collor.