
O Rio Grande do Sul acordou nesta terça-feira (1º) com um dos dias mais frios de 2025, marcado por temperaturas negativas em 35 cidades e fenômenos incomuns causados pelo intenso frio. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, os termômetros chegaram a marcar -7°C, enquanto em outras regiões moradores registraram imagens curiosas de roupas congeladas no varal e água solidificada saindo de torneiras.
A quarta onda de frio do ano, e segunda desde o início oficial do inverno em 20 de junho, é resultado da atuação de uma forte massa de ar polar sobre a região Sul. Segundo a Climatempo Meteorologia, o fenômeno deve persistir até sexta-feira (4), com temperaturas cerca de 5°C abaixo da média para o período, embora sem previsão de neve.
Em Panambi, na Região Noroeste, o morador Anderson Oliveira decidiu fazer um experimento ao saber que a madrugada seria especialmente fria. “Deixei roupas molhadas no varal e pela manhã elas estavam completamente congeladas”, relatou.
O nível do meu país RS. O cara deixou a roupa na rua e ficou assim, congeladapic.twitter.com/AgsQVMc1hE
— Karen (@accoun_fan) July 1, 2025
Já em Gramado, na Serra gaúcha, um morador registrou cubos de gelo saindo diretamente de uma mangueira, enquanto em São José dos Ausentes a água das torneiras também congelou.
Na noite anterior, em Panambi, veículos amanheceram cobertos por uma crosta de gelo, fenômeno que se repetiu em outras cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de geada para quase todo o estado, válido até as 8h desta terça-feira.
Apesar do frio intenso desta semana, a Climatempo prevê que julho terá menos episódios de temperaturas extremas em comparação com junho. A formação de ciclones extratropicais e frentes frias será menos frequente, reduzindo também os episódios de chuva forte na região.
Veja imagens do Rio Grande do Sul nesta terça-feira:
