VÍDEO: Salles e presidente da CPI do MST invadem casas em assentamento

Atualizado em 13 de junho de 2023 às 13:19
Relator da CPI do MST, Ricardo Salles, invade casas em assentamento. Foto: Reprodução

O presidente da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Tenente Coronel Zucco (Republicanos-ES), e o relator do colegiado, Ricardo Salles (PL-SP), entraram nas casas de militantes da FNL (Frente Nacional de Luta) em São Paulo sem autorização. A filmagem ocorreu no dia 29 de maio, durante visita dos parlamentares ao assentamento do Pontal do Paranapanema, no oeste paulista.

No vídeo, é possível ver o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) acompanhando a visita e alertando que eles não podem “invadir a residência dos trabalhadores”. Zucco então diz que a “instrução processual” é de Salles, que afirma: “Isso não é uma residência”.

Salles tentou violar as lonas das residências para olhar e fotografar o interior delas. Um de seus assessores chegou a entrar, sem autorização, em uma das casas e fez um vídeo gravando o interior do local.

Uma comitiva da CPI do MST visitou o assentamento de Pontal do Paranapanema, onde vivem cerca de 2.500 famílias, no fim do mês passado. O objetivo da viagem e da invasão das residências seria “coletar informações para a investigação” do colegiado.

Além de Salles, Zucco e Tatto, outros parlamentares estavam presentes: Rodolfo Nogueira (PL-MS), Capitão Alden (PL-BA), Caroline De Toni (PL-SC), Magda Molfatto (PL-GO) e Messias Donato (Republicanos-ES). A fazenda invadida pelos deputados é a de Santa Mônica, ocupada pela Frente Nacional de Luta.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.