O presidente da CPI do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Tenente Coronel Zucco (Republicanos-ES), e o relator do colegiado, Ricardo Salles (PL-SP), entraram nas casas de militantes da FNL (Frente Nacional de Luta) em São Paulo sem autorização. A filmagem ocorreu no dia 29 de maio, durante visita dos parlamentares ao assentamento do Pontal do Paranapanema, no oeste paulista.
No vídeo, é possível ver o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) acompanhando a visita e alertando que eles não podem “invadir a residência dos trabalhadores”. Zucco então diz que a “instrução processual” é de Salles, que afirma: “Isso não é uma residência”.
Salles tentou violar as lonas das residências para olhar e fotografar o interior delas. Um de seus assessores chegou a entrar, sem autorização, em uma das casas e fez um vídeo gravando o interior do local.
⏯️ Vídeos mostram relator e presidente da CPI do MST invadindo casas em assentamento.
Ricardo Salles e Tenente Coronel Zucco entraram sem autorização em assentamento no interior paulista.
Leia no @BlogdoNoblat: https://t.co/PvwGvaR3NS pic.twitter.com/RRXkbCuAoZ
— Metrópoles (@Metropoles) June 13, 2023
Uma comitiva da CPI do MST visitou o assentamento de Pontal do Paranapanema, onde vivem cerca de 2.500 famílias, no fim do mês passado. O objetivo da viagem e da invasão das residências seria “coletar informações para a investigação” do colegiado.
🤡 SALLES E ZUCCO INVADEM CASAS EM ASSENTAMENTO
Reportagem Metrópoles (13.06) traz vídeos do presidente da CPI do MST, Tenente Coronel Zucco e do relator da CPI, Ricardo Salles, entrando sem autorização nas casas de militantes da Frente Nacional de Luta, em São Paulo. pic.twitter.com/0CPAUaQQgQ
— Camarote da República (@camarotedacpi) June 13, 2023
Além de Salles, Zucco e Tatto, outros parlamentares estavam presentes: Rodolfo Nogueira (PL-MS), Capitão Alden (PL-BA), Caroline De Toni (PL-SC), Magda Molfatto (PL-GO) e Messias Donato (Republicanos-ES). A fazenda invadida pelos deputados é a de Santa Mônica, ocupada pela Frente Nacional de Luta.