VÍDEO: Sem energia, brasileira de 18 anos mostra bombardeios Gaza

Atualizado em 12 de outubro de 2023 às 22:22
Gaza sofre com cortes de luz. Foto: Adnan Al Bursch/Reprodução

Vídeo compartilhado por uma brasileira mostra a situação em Gaza após os cortes de água e energia por Israel. Enquanto ela narra a condição na região, a escuridão toma conta do ambiente. A jovem explica as dificuldades que ela e outros residentes enfrentam, incluindo a escassez de suprimentos essenciais, a falta de eletricidade e a constante ameaça de ataques. No final do vídeo, é possível ouvir o som de um bombardeio.

A jovem é a brasileira-palestina Shahed Al-Banna, de 18 anos, que vive em Al-Zeitoun, distrito de Gaza. Ela viralizou redes sociais na última quarta-feira (11) após relatar a situação vivida pela sua comunidade em um vídeo onde mostra os escombros do que era um prédio de três andares ocupados por civis em seu bairro.

Após ataque do Hamas, Israel havia ordenado suspensão do fornecimento de eletricidade, alimentos, água e combustível. A única central elétrica da Faixa de Gaza parou de funcionar nesta quarta-feira (11) por falta de combustível.

A eletricidade foi cortada em toda a Faixa de Gaza 2 dias depois de Israel ter ordenado um cerco total ao território, em 9 de outubro. O Ministério da Saúde de Gaza afirmou que os cortes de energia são devastadores para os hospitais e pacientes. 1.100 pacientes em diálise renal, sendo 38 crianças, estão em risco, agora que o fornecimento de eletricidade foi cortado. A falta de energia ameaça 100 bebês que estavam em incubadoras, que agora estão sem energia para funcionar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link