VÍDEO: Sem Michelle e com boneco de Bolsonaro, Tarcísio ataca Judiciário em Barretos (SP)

Atualizado em 24 de agosto de 2025 às 11:27
Tarcísio de Freitas ergue um boneco de Jair Bolsonaro no palco da Festa do Peão de Barretos – Foto: Reprodução

Três governadores da direita – Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) – dividiram o palco da 70ª Festa do Peão de Barretos, no sábado (23), em um ato que reuniu 35 mil pessoas no estádio de rodeios. Eles criticaram o PT e a esquerda, defenderam Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar, e disseram acreditar que um deles vencerá a eleição presidencial de 2026.

No evento, Tarcísio ergueu um boneco inflável de Bolsonaro e o chamou de vítima de injustiça, arrancando aplausos do público. Caiado foi o primeiro a discursar, acusou a esquerda de tentar proibir rodeios e vaquejadas e afirmou que “um de nós ocupará o Palácio do Planalto”. Já Zema ressaltou o peso do agronegócio em Minas Gerais e disse apoiar festas de peão em mais de 500 municípios.

Após a cerimônia, os governadores participaram de um jantar no rancho Ponto de Pouso, onde voltaram a criticar o governo federal. Caiado e Zema afirmaram que a direita pode lançar mais de um candidato em 2026, mas que todos estarão unidos no segundo turno. Tarcísio reforçou que há “excelentes nomes” no campo conservador.

A presença de Bolsonaro em Barretos, esperada desde 2017, não se confirmou desta vez, e nem Michelle Bolsonaro compareceu. O ex-presidente já havia usado a festa em outras ocasiões, inclusive em 2019, quando assinou no local um decreto que facilitou a realização de rodeios. A organização do evento reafirmou o caráter apartidário, mas admitiu ter “simpatia por quem trata bem” o setor, citando Bolsonaro como exemplo.