VÍDEO – Senador bolsonarista ataca indígenas: “Nunca vi procriar tanto”

Atualizado em 22 de novembro de 2023 às 12:31
O senador Marcos Rogério (PL). (Foto: Reprodução)

O senador bolsonarista Marcos Rogério (PL-RO) atacou a população originária brasileira e criticou o processo de demarcação de terras indígenas, durante um evento com produtores rurais em São Francisco do Guaporé (RO).

O parlamentar ironizou o crescimento da população indígena, afirmando: “Nunca vi procriar tanto.” O evento discutiu o marco temporal para demarcação, tema que teve veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi anteriormente debatido no Congresso, onde Marcos Rogério foi relator.

Em um vídeo da palestra, o senador alega que o governo federal atendeu a “interesses de ONGs internacionais” ao vetar o marco temporal.

Ele destaca o aumento populacional indígena de 896 mil em 2010 para 1,7 milhão em 2022, ironizando a situação.

“Vocês sabem qual é a população indígena do Brasil? Em 2010, no Censo de 2010, nós tínhamos no Brasil 896 mil índios. O último Censo apontou uma população indígena de 1,7 milhão de índios. Em 12 anos, quase 100%; eu nunca vi procriar tanto”, afirmou o parlamentar.

“De repente, começa a aparecer índio que não fala nem a língua originária nem a língua local, o português. Tem índio falando inglês, francês, espanhol. É o índio importado que está chegando aqui, e o governo usando isso para fazer demarcação de terra”.

Mudanças metodológicas e críticas à autodeclaração

Segundo o IBGE, o aumento não está relacionado à procriação, mas aperfeiçoamentos metodológicos nas pesquisas.

O senador também criticou o modelo autodeclaratório dos povos indígenas, afirmando que pessoas se autodeclaram sem conhecer a cultura.

“Se eu for para uma região meio isolada aí e disser lá: ‘Eu sou índio!’. Pronto, sou índio! É autodeclaração”, disse Marcos Rogério.

Posicionamento da Funai

Após o caso, a Funai afirmou que não há órgão com poder para certificar a origem indígena e que a autoidentidade é um instrumento legítimo.

As declarações do senador alimentam o ódio contra os indígenas, impactando negativamente as comunidades que já enfrentam violência e pressões territoriais.

“Estamos sofrendo muitos ataques desde o período eleitoral ano passado. Tem pessoas que nem nos conhecem e estão com raiva do meu povo. Isso é revoltante”, disse uma indígena acerca das falas de Marcos Rogério, durante entrevista ao Uol.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link