VÍDEO: Sérvios protestam e exigem anulação das eleições

Atualizado em 24 de dezembro de 2023 às 17:22
Apoiadores da oposição Sérvia Contra a Violência (SPN) protestam contra eleição em Belgrado, Sérvia. Foto: Marko Djurica/REUTERS

Milhares de pessoas se reuniram neste domingo (24) no centro de Belgrado, na Sérvia, para exigir a anulação das eleições gerais que ocorreu no fim de semana passada, consideradas injustas por observadores internacionais. Com informações da Reuters.

O Partido Progressista Sérvio (SNS) obteve 46,72% dos votos nas eleições, de acordo com os resultados preliminares da comissão eleitoral estadual.

A aliança de oposição de centro-esquerda Sérvia Contra a Violência ficou em segundo lugar nas eleições com 23,56% dos votos e o Partido Socialista da Sérvia em terceiro com 6,56%.

Uma missão internacional de monitoramento afirmou na última segunda-feira (18) que o SNS obteve uma vantagem injusta por meio de viés midiático, como a influência imprópria do presidente Aleksander Vucic e irregularidades na votação, como a compra de votos.

Durante o protesto, a polícia usou spray de pimenta quando a multidão tentou invadir a prefeitura de Belgrado, sede da comissão eleitoral local. Alguns dos manifestantes escalaram o prédio e quebraram janelas.

Em mensagem à nação, Aleksandar Vucic disse que “isso não é uma revolução” e pediu aos cidadãos do país “que não se preocupem”.

“Estou a 80 ou 100 metros dos manifestantes e de alguns bandidos que ainda tentam ocupar a assembleia municipal da cidade de Belgrado”, afirmou Vucic. “Não se preocupem, cidadãos da Sérvia. Embora as cenas sejam dramáticas, amamos o nosso país e a nossa cidade, não estamos habituados a que alguém parta as nossas janelas, que alguém destrua a nossa casa. Não há nenhuma revolução em curso, nada disso irá importar”, acrescentou.

Segundo o presidente, cerca de 2.490 pessoas participaram do protesto nas ruas da cidade, enquanto 1.195 delas tentaram arrombar o prédio municipal.

Veja os vídeos:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link