VÍDEO: Soldados israelenses despejam cimento em fonte de água palestina

Atualizado em 28 de julho de 2023 às 15:16
Momento em que soldados israelenses jogam cimento em fonte de água. Foto: Reprodução

Um vídeo do Exército israelense despejando cimento em uma fonte de água usada por palestinos viralizou nas redes sociais. A ação ocorreu ao sul da cidade de Hebron. Com informações agência de notícias palestina Quds.

Bassam Dudin, fazendeiro palestino afetado pela operação, disse que a água era usada na subsistência de 25 famílias, através de irrigação de plantações locais. Ele afirmou que a região passa por uma seca.

“Estamos em seca. Ela arruinou nossas plantações e nossa água. Não temos renda, nada”, lamentou.

Dudin afirmou que a terra foi herdada pelas famílias por gerações. O fazendeiro ainda disse que a operação israelense surpreendeu os moradores. “Fomos surpreendidos pela vinda das forças de ocupação israelenses. Eles danificaram fontes de água sem aviso prévio, sem documentação”, contou.

O embaixador palestino Ibrhim Alzeben condenou a ação e declarou que a operação se trata de “um crime contra os palestinos e o meio ambiente”.

“As forças israelenses invadiram terras agrícolas palestinas em Hebron ocupada, com escavadeiras e despejaram concreto nos poços de água para interromper a irrigação agrícola em uma área que atende 25 famílias hoje. Um crime contra os palestinos e o meio ambiente. Mais um ato criminoso de limpeza étnica na Palestina contra existência do povo”, afirmou o embaixador.

Em nota, a Embaixada de Israel disse que a perfuração feita pelos palestinos poluía a água e os prejudicava. “Todos os anos ocorre um fenômeno em que os palestinos se conectam ilegalmente a fontes de água. A perfuração que eles fazem polui a fonte de água e prejudica o abastecimento de água dos vilarejos próximos”, alegou.

“O gerenciamento de água em Israel, em geral, e na Judeia e Samaria, em particular, é um assunto delicado que requer supervisão e aprovação para evitar a destruição de fontes de água”, acrescentou.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link