VÍDEO – ‘STF só tem um jeito de resgatar sua dignidade: garantir os direitos humanos de Lula’, diz Pedro Serrano ao DCM

Atualizado em 15 de abril de 2021 às 14:11

Em entrevista ao DCM TV, realizada na última terça-feira (13), véspera do julgamento do STF sobre a anulação das condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato, o jurista Pedro Serrano falou sobre o caso.

De acordo com Serrano, “só tem um jeito do sistema de Justiça resgatar sua dignidade constitucional e democrática: garantir os direitos humanos de Lula”.

Ele afirma que o petista precisa ser “tratado como um ser humano”.

“Como ser humano, ele tem direito a ser julgado por um juiz imparcial. Ele tem direito a um julgamento justo. Todo nós temos. Só pode ser contra isso quem não reconhece sua própria condição humana”.

Em outro trecho da entrevista, o jurista afirma que a decisão correta do Supremo seria não aceitar o recurso para enviar o julgamento ao plenário da corte.

Ele diz que será “gravíssimo” se a decisão sobre as condenações de Lula for invalidada. “O pleno do STF será transformado numa esfera de exceção, porque está decidida de forma terminativa na 2a. Turma a suspeição de Moro. Não pode haver revisão”, declara.

Se isso acontecer, Serrano constata: “Vai ser uma forma brutal, violenta e de exceção contra os direitos de Lula e contra a democracia, porque a intenção é interferir na vida política.