VÍDEO: terremoto no Chile faz prédios em São Paulo balançarem, dizem moradores

Atualizado em 19 de julho de 2024 às 6:31
Captura de tela de vídeo em que internauta relata tremores na região do Tatuapé, SP – Foto: Reprodução

Moradores de São Paulo relataram um tremor de terra após um terremoto de magnitude 7,3 atingir Antofagasta, no Chile, na noite de quinta-feira (18). Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), o terremoto ocorreu a uma profundidade de 128 km, embora inicialmente tenha sido registrada uma magnitude de 6,8.

Diversos bairros de São Paulo, como Perdizes, Pinheiros, Vila Madalena, Santana, Tatuapé e Guarulhos, sentiram os tremores. Marli Pinto Silva, dona de casa de 75 anos, que mora no 10º andar de um prédio em Santana, zona norte da capital, compartilhou sua experiência. “Estava sentada na cama, fazendo tricô, e senti uma tontura”, relatou Marli. “Quando coloquei os pés no chão, senti que estava balançando”.

Nas redes sociais, moradores de Perdizes, na zona oeste de São Paulo, relataram que o tremor foi forte o suficiente para balançar lustres e móveis. Outros relatos similares vieram de diferentes partes da cidade, mostrando a extensão do impacto sentido na capital paulista.

No Chile, o terremoto foi registrado por volta das 22h50 (horário de Brasília) de quinta. O epicentro foi próximo ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina.

A profundidade do terremoto pode explicar por que os tremores foram sentidos tão longe do epicentro. Especialistas do EMSC continuam monitorando a situação e possíveis réplicas que possam ocorrer.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link