Neste domingo (8), manifestantes golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, em Brasília. Em atos de terrorismo, eles vandalizaram diversos locais, como o plenário do Senado, que foi depredado.
Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver eleitores do ex-chefe do governo vestidos de verde e amarelo e até mesmo “brincando” de escorregar no plenário, enquanto filmam as próprias ações e gritam palavras de ordem.
As forças de segurança permitiram que uma marcha que saíram do acampamento golpista no QG do Exército descesse pela Esplanada dos Ministérios e chegasse ao Congresso Nacional. Alguns policiais tentaram impedir a invasão do prédio com bombas de gás lacrimogênio e efeito moral, mas não obtiveram sucesso e recuaram.
Os golpistas ocuparam as rampas de acesso ao Congresso e o telhado, e depois todo o interior do edifício. Uma viatura da polícia legislativa foi jogada dentro do espelho d’água em frente ao Congresso.
Centenas de manifestantes conseguiram invadir os edifícios e a situação segue completamente sem controle. Nas redes sociais, o assunto está sendo repercutido por autoridades e o governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) está sendo apontado como conivente aos atos antidemocráticos.
https://twitter.com/danuzioneto/status/1612163911649820679
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link