VÍDEO: Tiros são registrados na região do palácio do governo da Venezuela, em Caracas

Atualizado em 5 de janeiro de 2026 às 23:01
Drones não identificados sobrevoaram o Palácio de Miraflores em montagem de duas fotos
Drones não identificados sobrevoaram o Palácio de Miraflores – Reprodução

Drones não identificados foram registrados sobrevoando o Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, no centro de Caracas, na noite desta segunda-feira (5). De acordo com uma fonte citada pela agência AFP, forças de segurança efetuaram disparos com o objetivo de derrubar os equipamentos. Com informações do g1.

Os tiros começaram por volta das 20h, no horário local, equivalente às 21h em Brasília. Ainda segundo a AFP, uma fonte do governo venezuelano afirmou que a situação estava controlada após a movimentação das equipes de segurança na região central da capital.

Até o momento, não havia confirmação sobre a origem dos drones. Nas redes sociais, circularam vídeos em que é possível ouvir sucessivas rajadas de tiros durante a ação.

O caso ocorre dois dias depois da operação realizada pelos Estados Unidos em Caracas que resultou na captura de Nicolás Maduro. No sábado (3), a capital venezuelana registrou explosões em diferentes pontos.

Desde então, o governo norte-americano declarou que não pretende realizar novas ações militares no país, condicionando essa posição à continuidade da cooperação das autoridades venezuelanas. Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país “não está em guerra com a Venezuela”.

Trump disse, em entrevista à NBC News, que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, tem colaborado com Washington, com intermediação do secretário de Estado, Marco Rubio. Ela assumiu interinamente após decisão do Tribunal Supremo de Justiça e tomou posse nesta segunda-feira (5).

No domingo (4), as Forças Armadas venezuelanas reconheceram Delcy como presidente interina por 90 dias, conforme pronunciamento do ministro da Defesa, Vladimir Padrino.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.