VÍDEO – “Tô nem aí”, diz Tarcísio sobre denúncia à ONU por chacina da PM

Atualizado em 8 de março de 2024 às 15:28
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se irritou após entidades de Direitos Humanos anunciarem denúncia à ONU (Organização das Nações Unidas) por irregularidades na realização da Operação Verão, que ocorre nas cidades litorâneas do estado e já matou 39 pessoas neste ano. Ele minimizou as acusações e disse estar “nem aí” para elas.

“Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí”, afirmou o governador durante coletiva de imprensa nesta sexta (8).

As entidades Conectas Direitos Humanos e Comissão Arns anunciaram que vão denunciar o governador no Conselho de Direitos Humanos da ONU por conta do aumento da letalidade policial no estado, que foi impulsionada pela Operação Verão, segundo as instituições.

O bolsonarista ainda negou ter recebido denúncias de irregularidades e afirmou que a Polícia Militar é “extremamente profissional” e “está fazendo o que é correto”.

“Tem uma questão de denúncia, vamos investigar. Agora, nós precisamos de fato saber o que realmente aconteceu. Não há nenhum interesse da nossa parte em confrontar ninguém. Nós tínhamos lá na baixada uma série de barricadas que foram removidas. Locais em que o poder público não entrava. Hoje a gente retirou todas as barricadas. A gente está restabelecendo a ordem. Não existe progresso sem ordem”, prosseguiu.

Funcionários do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) da Baixada Santista e de um hospital de Santos denunciaram nesta semana que pessoas baleadas por agentes da PM na Operação Verão têm sido enviadas a unidades de saúde para prejudicar perícias no local do crime.

O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), do Ministério Público de São Paulo, abriu uma investigação para apurar as denúncias e identificar a possível prática de crime de fraude processual.

A Operação Verão ocorre anualmente em cidades do litoral paulista para prevenir a criminalidade durante períodos em que turistas lotam a região. Nos últimos meses, 39 pessoas foram mortas por policiais que participam da ação, diferentemente dos anos anteriores, quando ninguém morreu.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link