
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta segunda-feira (13) a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, durante a Cúpula da Paz no Cairo, realizada em Sharm El Sheikh, no Egito. Em meio ao encontro que reuniu líderes mundiais para discutir o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, Trump flertou com a italiana e se referiu como “uma pessoa incrível e muito respeitada”.
Logo em seguida, fez um comentário sobre sua aparência: “Ela é muito linda. Se você diz isso, é o fim da sua carreira política, mas vou dizer mesmo assim, porque é verdade”, afirmou. Em tom descontraído, completou: “Vou arriscar”.
Trump calls Italian Prime Minister Meloni “beautiful” and says calling a woman beautiful in the U.S. is the “end of your political career.”
“I’ll take my chances.”😂 pic.twitter.com/nNdpaIhfd9
— Daily Wire (@realDailyWire) October 13, 2025
O comentário provocou reações imediatas entre diplomatas e jornalistas presentes na cúpula, tanto pelo tom pessoal quanto pelo momento em que foi feito. Conhecido por falas diretas e muitas vezes fora do protocolo, Trump demonstrou novamente seu estilo característico de misturar diplomacia e informalidade.
O republicano brincou com a ideia de que, nos Estados Unidos, elogiar uma mulher publicamente pode ser considerado politicamente incorreto, mas insistiu em fazê-lo.
O encontro no Egito ocorre num momento de intensa movimentação diplomática. Além da presença de Meloni, participaram líderes europeus e árabes. Trump aproveitou o evento para reforçar sua proposta de um acordo duradouro entre Israel e o Hamas e para defender que “os líderes da região deixem de lado velhas disputas” em favor da estabilidade.
Nas últimas semanas, o estadunidense também ameaçou autorizar o envio de mísseis Tomahawk à Ucrânia caso a Rússia se recuse a avançar em negociações de paz, intensificando a pressão sobre Moscou.