
Donald Trump defendeu publicamente o indulto concedido ao ex-presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, após ser questionado sobre a diferença entre a situação dele e a de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela. Ambos foram acusados de crimes relacionadas ao narcotráfico.
Durante uma conversa com jornalistas, Trump afirmou que Hernández foi “muito injustiçado” e que sua perseguição foi injusta, comparando-o com outros líderes que, segundo ele, também enfrentaram situações semelhantes.
Em sua defesa, Trump explicou que apoiou Hernández, assim como outros líderes de países da América Latina, como Chile e Argentina. “Eu apoiei, como você sabe, o presidente vencedor, o homem que venceu em Honduras”, disse.
“Este era um homem que foi perseguido de forma muito injusta. Ele era o chefe do país e foi perseguido muito injustamente. E há vários deles, e sentimos que o que aconteceu com ele foi uma situação muito injusta. Ele também é membro do partido do homem que venceu, então, obviamente as pessoas gostaram do que fiz”, prosseguiu.
Trump ainda alegou que concedeu o indulto porque “sentia firmemente que aquele homem foi tratado muito mal”.
Hernández havia sido condenado em 2024 a 45 anos de prisão e uma multa de US$ 8 milhões por crimes relacionados ao tráfico de drogas. A decisão de conceder o indulto foi tomada por Trump em dezembro do ano passado.
Trump ACABA de ser DESMASCARADO por jornalista AO VIVO!
Jornalista: O senhor acusa Maduro de tráfico de drogas, mas concedeu indulto ao ex-presidente de Honduras, condenado pelo mesmo crime. Como explica isso? 🗣️🗣️
Trump: Porque ele é do partido que eu apoiei 🤡🤡 pic.twitter.com/3lH5ptzTPa
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) January 6, 2026