
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os manifestantes pró-Venezuela que protestaram em Nova York após o sequestro de Nicolás Maduro são as “pessoas mais feias” que ele já viu. A declaração ocorreu durante reunião com deputados republicanos nesta terça-feira (6). O governo dos EUA realizou no sábado (3) a operação que resultou no sequestro de Maduro na Venezuela. Com informações do UOL.
Durante o discurso, Trump questionou a origem dos manifestantes e voltou a criticar os atos em apoio à Venezuela. Ele declarou: “Onde acharam essas pessoas? Essas pessoas são um desastre. Onde encontraram essas pessoas? São as pessoas mais feias que eu já vi”. O presidente também voltou a se referir aos protestos ocorridos em Nova York e a outras manifestações registradas nos últimos dias.
Trump também afirmou que os manifestantes teriam sido pagos para participar dos atos. Segundo ele, “eles são todos pagos. Eles nem sabem do que estão falando”. O presidente não apresentou provas ao fazer a acusação durante o encontro com congressistas republicanos.
No mesmo dia, Trump divulgou que o governo interino da Venezuela concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos. Segundo o presidente americano, o produto será vendido e os recursos financeiros serão controlados pelos EUA. Ele declarou que o objetivo seria direcionar o dinheiro para “benefício dos povos da Venezuela e dos EUA”.
Trump escreveu em rede social que o petróleo será vendido “ao seu preço de mercado” e que os valores seriam administrados pelo governo americano. A declaração ocorreu após a operação militar dos EUA em Caracas e no contexto de negociações entre Washington e autoridades venezuelanas após o sequestro de Maduro.
Na segunda-feira (5), a vice-presidente Delcy Rodríguez tomou posse como presidente interina da Venezuela. Em discurso, ela se referiu a Nicolás Maduro como presidente e o chamou, junto com Cilia Flores, de heróis. Delcy Rodríguez manteve conversas com representantes dos EUA antes da operação.