
O comentarista norte-americano de extrema-direita Tucker Carlson afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode anunciar ainda nesta noite o início de uma guerra contra a Venezuela. A declaração foi feita nesta quarta-feira (17), horas antes de um discurso do republicano marcado para as 23h, no horário de Brasília.
Em entrevista ao podcast Judging Freedom, do ex-juiz Andrew Napolitano, Carlson disse ter recebido informações de que parlamentares norte-americanos foram avisados sobre uma ofensiva iminente.
“O que eu sei até agora é que membros do Congresso foram informados ontem de que uma guerra está a caminho e que o anúncio e o pronunciamento à nação serão feitos hoje à noite, às 21 horas [horário do leste dos EUA], pelo presidente. Aliás, quem sabe se isso realmente acontecerá? Eu não sei. E nunca quero exagerar o que sei, que, no geral, é bastante limitado”, afirmou.
Aqui está o vídeo de Tucker Carlson dizendo que as suas fontes no Capitólio lhe disseram que Trump irá declarar guerra à Venezuela hoje em um pronunciamento às 21h. Ele não disse em que local, mas se for em Washington, o anúncio será às 23h horário de Brasília. https://t.co/rhakTVxSrV pic.twitter.com/QYzJK6AFJc
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 17, 2025
Segundo a Casa Branca, o discurso desta noite deve trazer um balanço de quase um ano de governo e apresentar os planos de Trump para os próximos três anos.
A fala ocorre em meio a uma escalada militar dos EUA na região. Desde o fim de agosto, Washington deslocou embarcações militares, incluindo o maior porta-aviões do mundo, além de caças, para o Mar do Caribe, próximo à Venezuela, e para o Oceano Pacífico, perto da Colômbia.
Escalada contra o governo Maduro
O governo Trump afirma que as operações têm como alvo o narcotráfico e resultaram em 25 ataques a 26 embarcações, com ao menos 95 mortos. A Venezuela, por sua vez, vê a ação como uma tentativa de derrubar Nicolás Maduro. Nas últimas semanas, Trump disse que a ofensiva será ampliada e poderá incluir ataques por terra.
Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que o país “está cercado” pela “maior armada já reunida na história da América do Sul” e cobrou que Caracas “devolva todo o petróleo, as terras e outros ativos que roubou anteriormente” dos Estados Unidos.
BREAKING: Trump just ordered "A TOTAL AND COMPLETE BLOCKADE OF ALL SANCTIONED OIL TANKERS going into, and out of, Venezuela."
This is an ACT of WAR according to international Law:
Declaring a blockade without Congress would be an illegal initiation of hostilities.
A president… pic.twitter.com/c2HvQj00w3
— Brian Krassenstein (@krassenstein) December 17, 2025