Usuários de crack foram espancados nesta quarta-feira (6), na rua Santa Ifigênia, na região central de São Paulo, por seguranças e comerciantes. A situação ocorreu durante uma ação policial na região para a dispersão do grupo de dependentes químicos.
A tensão entre os usuários de droga, moradores e comerciantes da região aumentou na madrugada desta quarta, quando comércios foram saqueados, resultando em uma manhã violenta, com confronto entre os dependentes químicos e vendedores.
Os usuários foram dispersados em ação da polícia. Revoltados, eles arrancaram placas e chutaram portas de lojas, o que motivou ainda mais a reação violenta por parte dos comerciantes e seguranças dos estabelecimentos, no local.
Em vídeo da confusão, que circula nas redes sociais, é possível ver policias passando ao fundo e vendedores com pedaços de pau e pedra ameaçando os usuários de drogas, em uma tentativa de dispersão do fluxo. Fluxo é como é chamada a concentração de usuários de drogas em um determinado ponto.
Segundo a Folha de S.Paulo, comerciantes da rua Santa Ifigênia afirmam que os clientes sumiram devido ao medo de transitar pelo local. E os funcionários das lojas precisaram alterar suas rotinas para evitar crimes.
Diante da situação, os comerciantes pretendem realizar um protesto na quinta-feira (7). A intenção é fechar as lojas entre 9h e 11h para chamar atenção para a insegurança.
https://twitter.com/J_LIVRES/status/1544719541942501378